segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vamos mergulhar no Letramento!

Suzane Reis bonfim

CONCEITO: É o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.

- Em Portugal se chama
literacia. Entendida como a ultilização social da competência alfabetica.
- O ultilizamos cotidianamente o substantivo que nega, ou seja,
analfabetismo ao contrário do alfabetismo que afirma.

ESTADO DE ANALFABETO: É aquele que não pode exercer em toda a sua plenitude os seus direitos de cidadão, é aquele que a sociedade marginaliza, é aquele que não tem acesso aos bens culturais de sociedades letradas e, mais que isso, grafocêntricas.

ESTADO DE LETRAMENTO: Estado ou condição de quem responde adequadamente às intensas demandas sociais pelo uso amplo e diferenciado da leitura e da escrita, esse fenômeno só recentemente se configurou como uma realidade em nosso contexto social.

- Porque se descobriu só agora o letramento?
Por que o analfabetismo era um problema mais a ser tratado, só recentimente esse oposto tornou-se necessário. Já que passamos a enfrentar uma nova realidade social em que não basta somente saber escrever e ler, é presciso saber responder as exigências.

- Um indivíduo pode ser analfabeto e ser de certa forma letrado.
Analfabeto por não saber ler nem escrever e ser marginalizado social e economicamente mas se se interessa em ouvir a leitura de jornais feitas por um alfabetizado, se recebe cartas e outras pessoas lêem para ele, é de certa forma letrado, porque faz uso da escrita, envolve-se em práticas sociais de leitura e de escrita.
Por tudo já estudado podemos ver a diferença clara entre
alfabetização e letramento.

Referência

SOARES, Magda. Letramento em Verbete: O que é Letramento?
In Alfabetização e Letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 15-25.


0 comentários:

Postar um comentário