Novas práticas de leitura e escrita: Letramento
Para Magda Soares letramento resulta da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e escrita;
O estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo;
Não só sabe ler e escrever, mas usa socialmente a leitura e a escrita, e as praticas e responde as demandas Sociais de leitura e de escrita;
O uso competente da tecnologia da escrita nas situações de leitura e produção de textos reais, com sentido e significado para quem lê e escreve;
Como consequência de deter-se apropriando da escrita e de suas práticas sociais.
Ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e a escrever: aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e de decodificar a língua escrita; apropriar-se da escrita é tornar a escrita "própria", ou seja, é assumi-la como sua "propriedade".
Para a autora, estarmos incorporando a palavra letramento ao nosso vocabulário educacional - significa que já compreendemos que nosso problema não é apenas ensinar a ler e a escrever, mas é, também, e, sobretudo, levar os indivíduos - crianças e adultos - a fazer uso da leitura e da escrita, envolver-se em práticas sociais de leitura e de escrita.
Indivíduos ou grupos sociais que dominam o uso da leitura e da escrita tem habilidades e atitudes necessárias para uma participação ativa em situações de leitura e/ou escrita, e mantêm com os outros e com o mundo que os cerca formas de interação.
Referências:
SOARES, Magda. Letramento em Verbete: O que é Letramento?In Alfabetização e Letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ef1/artigos/2004/0014.htm
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