quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Letramento: Uma nova forma de ler o mundo.

A palavra letramento atualmente é usada para indicar o processo de alfabetização na experiência social e profissional. Pode se dizer que veio valorizar de forma parcial as pessoal que não tiveram acesso a escola. Como é sabido por todos, o ambiente em que o individuo esta inserido é um grande facilitador para o processo de letramento.
A autora Magda Soares nos diz quer um individuo pode não saber ler e escrever, isto é, ser analfabeto,mas ser de certa forma letrado. Segundo a autora, se este individuo que foi marginalizado social e economicamente, vive em um meio em que a leitura e a escrita tem presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de um jornais feitas por um alfabetizado , se recebe cartas que outros lêem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, esse analfabeto é de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita.
Além disso, é sempre bom levar em consideração a experiência anterior desses indivíduos uma vez que, em um país como o nosso, freqüentemente, o contato com a escrita é estabelecido depois que estes ingressam na escola. Os processos de alfabetização e letramento são complexos, mas essenciais para a inclusão social. O ensino de Letramento rompe barreiras tradicionais que considera a alfabetização como pré-requisito para o domínio da leitura e escrita.

Referencia: SOARES, Magda. Letramento em Verbete: o que é letramento? In Alfabetização em Letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008.p.15-25.

0 comentários:

Postar um comentário