segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alfabetizar e Letrar são tão antagônicos? Ou se complementam?




A autora Magda Soares, traz conceitos muitos interessantes na obra dela, chamado de Alfabetização e Letramento, pois ao iniciar a discussão ela começa conceituando o termo alfabetização, o qual o mais comum e arraigada é apreender a habilidade da escrita e da leitura.


Percebemos que, a supracitada autora começa trazer outros conceitos sobre analfabetismo e alfabetismo, o que é bom ressaltar aqui, pois parece que a palavra analfabeto demonstra ser bem mais conhecido e menos estranho, já o alfabetismo nos surprende e chega até estranhar, pois o fenômeno do não-alfabetizado nos parecer ser bem mais comum do que o fenômeno de ser alfabetizado.


Porém, se nos atentarmos para as discussões, em alguns momentos, nos parece que o conceito de alfabetismo e de letramento ficam estreitos, ou seja, não nos apresenta diferenças de um para o outro, eles começam apresentar particularidades e funções semelhantes.


Alfabetismo apresenta duas dimensões, segundo Magda Soares, os quais ela chama de individual e social. O primeiro estar para o conjunto de habilidades de ler e escrever e o segundo está para função social que o alfabetismo exerce na sociedade e na cultura, isto é, saber reconhecer e praticar a leitura e escrita quando forem necessário.


Ao observarmos o conceito de letramento, a autora nao deixa muito explicito a concepção deste, parece não haver conceitos precisos e diferentes, ela chega até citar que depois da publicação de um dos seus textos, acaba-se tendo uma troca e preferência pelo termo Letramento, mas na obra supracitada esta utiliza-se o termo alfabetismo, não especificando de fato a diferença de um para o outro, deixando subentendido de que só houve a troca de termos para as reflexões e concepções que esta traz.


Entretanto, não podemos nos esquecer de que, mesmo que esta não tenha conceituado de forma explicita letramento, ela nos chama para a responsabilidade de Alfabetizar os nossos alunos letrando, ou seja, ter o apreendimento de ler tudo o que está a sua volta, ler não é apenas decodificar letras, palavras ou grafemas, mas interpretar de maneira conscientizadora as imagens apresentadas para nós, não deixando de lado a escrita, isto é , saber utilizá-la em seu devido momento, apropriando-se dos recursos que ela nos oferece para transmitir a mensagem.


Magda Soares, também chama para a roda outros professores de outras áreas, seja ele de geografia, história, matemática, dentre outros. A responsabilidade do letrar não é somente do professor(a) de língua portuguesa, mas também, das outras áreas de conhecimento, pois não basta apenas saber ler, interpretar e escrever na área de lingua portuguesa, é necessário que os nossos alunos saibam ler e interpretar os conhecimentos de matemática, de geografia, de historia, de informática e outros.


Portanto, podemos dizer que alfabetizar e letrar estão muito além do apenas ler e escrever, ambos parecem ser "autonomos", entrentanto é notavel dizer o quanto os dois termos estão dentro da ciranda de mãos dadas, é bom salientar que a autora supracitada traz concepções importantes e reflexões fundamentais para a nossa ciranda do aprender, do saber e do conhecer.




SOARES, Magda. Concepções IN Alfabetização e Letramento. 5ª edição. São Paulo: Contexto, 2007, p. 07- 40.



Site: www.verzeri.org.br/artigos/003.pdf, acessado no dia 08/01/2011, as 15:00 hrs.

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