quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Afinal o que é Letramento?

É incrível como hoje no mundo em que vivemos, com tantos avanços e exigências ainda existam pessoas "iletradas", ou seja, que não tem acesso à uma educação de qualidade.

Essas mesmas pessoas são aquelas que foram e ainda são vítimas do sistema (de ensino e govenamental) do nosso país. País este que dá privilégios a poucos e não oferece nada a muitos, e a essa "massa" é dada uma educação mascarada (ex. o Mobral, que hoje ganhou uma versão repaginada, mas que no fundo é a mesma coisa) e que na maioria das vezes só ensina a assinar o próprio nome e basta.
E é neste negro cenário que nos perguntamos: Afinal o que é Letramento?

É sabido que hoje não só em nosso país, mas em vários paises do mundo, o que interessa para eles (o governo) é que a população seja letrada e não alfabetizada de verdade ,ou seja, pessoas que sabem ler e escrever, mas que ao mesmo tempo não sabem interpretar o que estão lendo e/ou escrevendo, em suma, pessoas que não incorporam os usos da leitura.

Sendo assim, letrar significa educar, alfabetizar este indivíduo e fazer com que ele se torne dono de sua vida e do seu próprio destino. Visto que Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: O estado ou a condição que adquire um grupo social ou indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.

Porém, muitos ainda pensam que letrar é alfabetizar, mas para que um indivíduo seja letrado e por sua vez alfabetizado este terá que saber fazer uso da sua leitura e escrita, para poder responder às exigências que podem vir a ser feitas continuamente pela sociedade.

Entretanto, Magda Soares também nos diz que um indivíduo pode não saber lêr e escrever ,isto é, ser analfabeto, mas ser de certa forma letrado. Segundo a autora, se este indivíduo que foi marginalizado social e econômicamente, vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de jornais feitas por um alfabetizado, se recebe cartas que outros lêem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, esse analfabeto é de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita, envolve-se em práticas sociais de leitura e de escrita. Por isso este analfabeto pode e deve ser considerado um ser (indivíduo) letrado.

REFERÊNCIA: SOARES, Magda. Letramento em Verbete: O que é Letramento? In

Alfabetização e Letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 15-25.


0 comentários:

Postar um comentário