quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A QUESTÃO DO LETRAMENTO




Alfabetizar não é fazer com que os alunos manuseiem letras, não se trata do ensino que se dá de forma mecânica. Alfabetização e letramento estão condicionados em um só objetivo, procurar meios em que a criança adquira a leitura e a escrita e desta forma ser capaz de usá-las no seu cotidiano, na sociedade.

Inserir a criança no mundo letrado é está possibilitando sua interação com a cultura letrada da nossa sociedade.

Para Magda Soares, um grave problema é que há pessoas que se preocupam com a alfabetização sem se preocupar com o contexto social em que os alunos estão inseridos, daí percebe - se a importância de que o aluno seja alfabetizado em um contexto onde a leitura e a escrita tenham sentido.

As recentes tendências nas politicas educacionais, governamentais e sociais têm acarretado mudanças substanciais na educação, motivo pelo qual os profissionais da área de alfabetização necessitam de formação, atualização e reflexão para adequar sua atuação profissional em sala de aula e favorecer o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem estimulante, propício para que os alunos desenvolvam habilidades de leitura, escrita.

Para Professores que estão alfabetizando Magda Soares recomenda que se alfabetize letrando, sem descuidar das especificidades do processo de alfabetização especificidade, é ensinar a criança e ela aprender.

Referência: SOARES, Magda. Letramento em Verbete: O que é Letramento? In Alfabetização e Letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

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