quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Alfabetizar Letrando

Até pouco tempo, quase ninguém conhecia o significado da palavra letramento, hoje após algumas pesquisas já sabemos que letramento nada mais do que “o resultado da ação de letrar-se”. Entretanto esta palavra confunde-se com outra há tempos conhecida e utilizada para definir a “ação de alfabetizar”, alfabetização. Porem será que se confundem ou se complementam?

Acreditamos na verdade que uma (letramento) amplia o sentido da outra (alfabetização). Segundo Magda Soares alfabetizado é alguém que sabe ler e escrever e letrado são as pessoas que além de saberem ler escrever usam socialmente e praticam a leitura e escrita.

Exemplificando:

O letrado é aquela pessoa que detém também o conhecimento de mundo que Paulo Freire tanto fala. Pode ser aquele vizinho que pede para você ler as cartas que ele recebe ou pede para você escrever cartas ditadas por ele. São as pessoas que vão além do apenas decodificar e codificar o alfabeto, elas interpretam.

No segundo capitulo do livro Letramento: um tema em três gêneros, Magda Soares trás os conceitos de letramento e alfabetização citados acima. Mas melhor compreensão dos termos ela os compara e nos mostra como nos países desenvolvidos é utilizado o letramento. A autora, por meio de um episódio politico, expõe como ainda hoje esses conceitos são imprecisos.

Todavia, no mundo contemporâneo, não terá, ou melhor, deverá ter espaço apenas para a alfabetização, as coisas estão mudando, as pessoas também, então letrarmos será a solução para vários problemas na/da educação. A proposta é alfabetizar letrando.

Referências:

SOARES, Magda. Texto didático. In:__ Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed. Belo
Horizonte: Autentica, 2006. p. 28 - 60.

http://www.hottopos.com/videtur29/silvia.htm

0 comentários:

Postar um comentário