terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Essa imagem ilustra bem o conceito de letramento. É abrir as portas e janelas do mundo por meio da leitura, da oralidade e ser capaz de se relacionar bem nas diversas práticas sociais.

"Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser. "
Magda Soares

Letrar é mais do que alfabetizar, é ler e escrever dentro de um contexto, onde a escrita e a leitura, tenham sentido e façam parte da vida do aluno.

Magda Becker Soares, professora titular da Faculdade de Educação da UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais) doutora em educação explica que ao olharmos historicamente para últimas décadas poderemos observar que o termo alfabetização sempre entendido de uma forma restrita como aprendizagem do sistema da escrita, foi ampliado. Já não basta aprender a ler e a escrever, é necessário mais do que isso, para ir além da alfabetização funcional.
O sentido ampliado da alfabetização, o Letramento, de acordo com Magda, designa práticas de leitura e escrita. A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. Além disso, o aluno precisa saber fazer uso e envolver-se nas atividades de leitura e escrita. Ou seja, para entrar nesse universo do Letramento, ele precisa apropriar-se do hábito de buscar jornais para ler, de frequentar livrarias, bibliotecas, e com este convívio efetivo com a leitura, apropriar-se do sistema de escrita. Soares defende que, para adaptação adequada do ato de ler e escrever, "é preciso compreender, inserir-se, avaliar, apreciar a escrita e a leitura".
O Letramento compreende tanto a apropriação das técnicas para a alfabetização, quanto este aspecto de convívio e hábito de utilização da leitura e escrita.

Fonte: Diário na Escola-Santo André. O que é letramento. Santo André, 2003. Disponivel em: http:// www.verzeri.org.br/artigos/003.pdf, acessado em 10 de janeiro, às 09:00.

SOARES, Magda. Letramento: Um Tema em Três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, v 1. p. 190

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