Certa noite em uma de minha aulas numa turma de alfabetização para adultos fui surpreendida por um senhor que aparentava estar próximo de seus 70 anos, ela levantou-se vagarosamente e com um olhar sofrido disse-me: ”eu vou desistir de estudar minha filha, não sei dessas letras, não sei”, fiquei calada alguns instantes enquanto os outros alunos olhavam e falavam coisas bem baixinho uns com os outros. Até que pedi um, pouco de atenção e fui categórica ao falar sobre o valor da educação, o valor do aprendizado, o valor das experiências de vida, e como não podia faltar sobre o letramento.
Afinal que é letramente? Segundo Magda Soares o letramente, conceito tão recente a ser discutido ,trata-se do conhecimento adquirido não superficialmente não partindo do principio de saber ler e escrever, ser letrado e ler e absolver, decodificar, “compreender” determinado assunto. Uma sociedade não evolui tendo um alto número de pessoas alfabetizada que escreve seu nome e reconhece nomes distintos, a cidadania emerge da consciência critica que se adquire sendo alfabetizado
Perguntei ao velhinho se ele costumava assistir aos jornais, e ele foi positivo em sua resposta ,alegando gostar de se manter informada sobre os principais acontecimentos do mundo (isso usando suas palavras simples é claro) “mas você compreende o que é dito nas reportagens?” perguntei – “sim, sim!”.
O senhor se afligia por “atropelar o português” em alguns momentos, mas não se dava conta de que seu conhecimento era sim ilimitado, afinal seus longos anos de vida deram-na uma leitura ainda mais ampla, uma vez que como afirma Paulo Freire, a leitura de mundo precede a leitura da palavra.
Referências:
SOARES, Magda. Letramento em Verbete: O que é Letramento? In Alfabetização e Letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 15-25.
Freire, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80 p.
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