segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Leitor e leitor: uns lêem, outros vivem


Certa noite em uma de minha aulas numa turma de alfabetização para adultos fui surpreendida por um senhor que aparentava estar próximo de seus 70 anos, ela levantou-se vagarosamente e com um olhar sofrido disse-me: ”eu vou desistir de estudar minha filha, não sei dessas letras, não sei”, fiquei calada alguns instantes enquanto os outros alunos olhavam e falavam coisas bem baixinho uns com os outros. Até que pedi um, pouco de atenção e fui categórica ao falar sobre o valor da educação, o valor do aprendizado, o valor das experiências de vida, e como não podia faltar sobre o letramento.

Afinal que é letramente? Segundo Magda Soares o letramente, conceito tão recente a ser discutido ,trata-se do conhecimento adquirido não superficialmente não partindo do principio de  saber ler e escrever, ser letrado e ler e absolver, decodificar, “compreender” determinado assunto. Uma sociedade não evolui  tendo um alto número de pessoas alfabetizada que escreve seu nome e reconhece nomes distintos, a cidadania emerge da consciência critica que se adquire sendo alfabetizado

Perguntei ao velhinho se ele costumava assistir aos jornais, e ele foi positivo em sua resposta ,alegando gostar de se manter informada sobre os principais acontecimentos do mundo  (isso usando suas palavras  simples é claro) “mas você compreende o que é dito nas reportagens?” perguntei – “sim, sim!”.

O senhor se afligia por “atropelar o português” em alguns momentos, mas não se dava conta de que seu conhecimento era sim ilimitado, afinal seus longos anos de vida deram-na uma leitura ainda mais ampla, uma vez que como afirma Paulo Freire, a leitura de mundo precede a leitura da palavra.

 Referências:

SOARES, Magda. Letramento em Verbete: O que é Letramento? In Alfabetização e Letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 15-25.
Freire, Paulo.  A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam.  22 ed.  São Paulo: Cortez, 1988. 80 p.


0 comentários:

Postar um comentário